quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

sintomas dos transtornos retirado do site aporta.gov.br

Transtornos de Ansiedade


Ansiedade é uma experiência universal da espécie humana. É uma emoção de desconforto que os seres humanos experienciam em resposta a um perigo presente que os faz se preparar para uma situação que reduza ou previna a sua ocorrência. Pode ser caracterizada como uma: sensação de apreensão quanto a algum perigo futuro não bem delineado.

A ansiedade tem a função de diminuir o desconforto, pois propicia um impulso para resolução das situações ansiógenas; aumenta o grau de vigília o que amplia a capacidade de agir em situações de estresse.

Portanto, sentir ansiedade é normal e adaptativo para os seres humanos.

Mas, a ansiedade é também um sintoma predominante de um grupo de transtornos, os transtornos de ansiedade.


Transtorno de Ansiedade Generalizada Transtorno de Ansiedade Generalizada Transtorno do Pânico Transtorno do Pânico
Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC Estresse Pós Traumatico Estresse Pós Traumatico
Fobia Social Fobia Social Fobias Específicas Fobias Específicas

2 comentários:

  1. Olá Theo, obrigada por deixar teu comentário no blog, fiquei muito feliz.

    Eu agora não estou tomando medicamento algum,aliás já faz quase 2 anos que não tomo fluoxetina e rivotril eu tenho guardado uma cartela sublingual, tomei na semana entre natal e ano novo que nem dormir direito estava conseguindo.
    Não sei qual sintoma tu tens, no meu caso as dores no peito, como se fosse um infarto, me deixam cada vez mais nervosa, é como tu disse no teu blog, se torna um ciclo vicioso, pq as vezes me doi dai meu coração começa a acelerar, fico nervosa e a dor piora, dai fico mais nervosa ainda e não consigo me acalmar.
    Teve uma época em 2009, em uma crise muito forte, que não comia, pq pensavaa se comesse iria aumentar meu colesterol e eu teria um infarto. Não queria dormir pq tinha dores de cabeça fortissimas e ficava com medo de não acordar no outro dia.
    Procurei um psiquiatra e depois de 1 mes de medicamentos melhorei.
    Agora estou gorda, só quero dormir,hehehhehehe...
    procurei um psiquiatra novamente que me aconselhou fazer terapia de grupo, como não tenho tempo, pois são 4 encontros no mês, e tb não tenho dinheiro resolvi criar o blog, e sabe que ontem estava bem desanimada, mas em função da criação do blog me senti melhor.
    Que bom que estamos podendo trocar experiÊncias...
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que de alguma forma a gente pode se sentir útil,compartilhando experiências,dicas,ou mesmo desabafando com pessoas que falam a nossa linguagem e entendem o que passamos,por isso digo no meu blog:"Só quem tem sabe!"
      Há muito tempo atrás fui numa psiquiatra, ela me receitou triptanol, em 2 meses melhorei, parei por conta própria o tratamento,achei que tinha me curado! Com o tempo os sintomas foram ressurgindo, e como um dependente de droga, achava que eu conseguiria controlar!!!Que engano! só fui piorando,anos depois,ou seja agora, veio com tudo, foi como se eu tivesse caído num precipício,não consegui me levantar sózinha como pensava!hj tomo Rivotril,diazepan,fluoxetina,paroxetina,e parece que estou melhorando!
      obrigada pela sua postagem, e espero podermos nos ajudar mutuamente, e também outros que necessitem!
      Bjos

      Excluir